top of page

Coach ou mentor: qual a diferença e como escolher?

Atualizado: 3 de out. de 2023

Perguntam-me, muitas vezes, qual é a diferença entre coaching e mentoring e como saber que profissional escolher. Na verdade, ambos são profissionais que trabalham com um mesmo objetivo em mente: ajudá-lo a alcançar os resultados que deseja através da aplicação de métodos de desenvolvimento pessoal e profissional. Na prática, são profissionais que utilizam técnicas diferentes para alcançar resultados semelhantes. Então, como saber que profissional escolher?



O coaching pressupõe um processo de desenvolvimento de competências, tendo em mente um objetivo definido para um determinado período de tempo. Para isso, o coach terá como missão orientar o seu coachee a sair do estado em que se encontra e a capacitá-lo de estratégias que promovam o foco na ação, um maior empenho e desenvolvimento, usando um plano de tarefas a desenvolver, para que estas sejam alcançadas num determinado prazo.


O coach não necessita, obrigatoriamente, ter experiência na área em que o seu cliente trabalha e não tem como função auxiliar na resolução de problemas. A sua função passa, sim, por ajudar no processo de autoconhecimento do coachee, de forma a que este procure as melhores soluções através de um conjunto de perguntas que lhe são colocadas e desenvolva tarefas específicas. Ganhar a consciência das suas capacidades, desmistificar limitações pré-existentes apostando na capacitação e empoderamento, são alguns dos benefícios proporcionados um coaching, quer para a vida pessoal bem como profissional.



Mas o coaching não deve ser confundido com mentoria e consultoria em gestão de carreira, que pressupõe uma abordagem mais orientadora e focada em questões de cariz técnico, estratégico e tático, para que o cliente consiga fazer o seu processo até à integração no mercado de trabalho. O desenvolvimento de competências e a capacitação dos clientes para a mudança de carreira, a criação de um novo emprego, ou a realocação de recursos são alguns dos objetivos de um mentor.


O mentoring é uma relação estabelecida entre duas pessoas, onde um profissional com mais experiência e competências técnicas, ajuda outro profissional a alcançar os seus resultados, dotando-o de técnicas e ferramentas práticas. É função do mentor ajudar o mentee (ou mentorado) a crescer numa relação de compromisso. O nível de experiências diferentes contribui para a aprendizagem através da partilha do conhecimento em reuniões formais ou informais onde o mentor ajuda o mentorado em questões de caráter profissional e até de desenvolvimento pessoal, trabalhando limitações e crenças que possam estar a impedir o progresso desejado.



Assim, o coaching é um processo que ajuda a pessoa a sair do estado em que se encontra e a motivá-la a agir, de modo a alcançar os seus objetivos. Já o mentoring pressupõe uma ajuda mais especializada e um elevado nível de experiência, com base teórica e prática para ajudar alguém menos experiente numa determinada área. Na base do seu trabalho, um coach utiliza perguntas e desafios e o mentor aposta no diálogo, orientação prática e aconselhamento.


Se tem como avançar na sua carreira sem orientação técnica e já possui uma elevada autonomia, o coaching poderá ser o mais indicado para si. Em alternativa, pode utilizar ferramentas que lhe permitam dar os primeiros passos sozinho e colocar o seu plano de negócios em prática. Se, por outro lado, necessita de um acompanhamento mais próximo e direcionado para a implementação ou desenvolvimento da sua atividade, marcar uma sessão de mentoria profissional poderá ser o mais adequado.

9 visualizações0 comentário
bottom of page