top of page

Coach ou mentor: qual a diferença e como escolher?

Perguntam-me, muitas vezes, qual é a diferença entre coaching e mentoring e como saber que profissional escolher. Na verdade, ambos são profissionais que trabalham com um mesmo objetivo em mente: ajudá-lo a alcançar os resultados que deseja através da aplicação de métodos de desenvolvimento pessoal e profissional. Na prática, são profissionais que utilizam técnicas diferentes para alcançar resultados semelhantes. Então, como saber que profissional escolher?



O coaching pressupõe um processo de desenvolvimento de competências, tendo em mente um objetivo definido para um determinado período de tempo. Para isso, o coach terá como missão orientar o seu coachee a sair do estado em que se encontra e a capacitá-lo de estratégias que promovam o foco na ação, um maior empenho e desenvolvimento, usando um plano de tarefas a desenvolver, para que estas sejam alcançadas num determinado prazo.


O coach não necessita, obrigatoriamente, ter experiência na área em que o seu cliente trabalha e não tem como função auxiliar na resolução de problemas. A sua função passa, sim, por ajudar no processo de autoconhecimento do coachee, de forma a que este procure as melhores soluções através de um conjunto de perguntas que lhe são colocadas e desenvolva tarefas específicas. Ganhar a consciência das suas capacidades, desmistificar limitações pré-existentes apostando na capacitação e empoderamento, são alguns dos benefícios proporcionados um coaching, quer para a vida pessoal bem como profissional.