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Como sobreviver ao teletrabalho: 10 conselhos de que não pode abdicar

Se está a ler este artigo é porque, provavelmente, teve de se iniciar no mundo do teletrabalho. A maioria das pessoas que trabalha fora de casa, muitas vezes, lamenta o facto de ter de o fazer. Pois bem, a conjuntura atual é uma oportunidade se adaptar a uma nova realidade e a aprender a trabalhar em casa sem enlouquecer por causa disso. Apostamos que neste momento se o mandassem sair de casa para trabalhar certamente não iria reclamar. Mas as medidas de contingência decorrentes do Coronavirus vieram para ficar em Portugal, pelo menos por mais uma semanas. Por isso, conheça agora as 10 dicas de quem já trabalha como freelancer, a partir de casa, há diversos anos.



1. Ter horários


É muito fácil relaxar quando se trabalha a partir de casa e deixar de cumprir horários, principalmente se a única coisa que tem de fazer de manhã é ligar o computador e começar a sua jornada. Sabemos que já não tem que ir a correr apanhar transportes públicos ou deixar as crianças na escola antes de apanhar um trânsito infernal até ao escritório. Mas não se desleixe. Embora a carga horária nem sempre seja sinónimo de produtividade, segundo indica o estudo publicado em 2013 pela Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), ter uma rotina é fundamental para o nosso corpo e mente poderem estar no seu melhor.


2. Adotar uma alimentação saudável


De nada adianta ter um horário de trabalho estabelecido para cumprir se não o respeitar. Agora que trabalha a partir de casa, não vale acordar 30 minutos antes de começar a desempenhar todas as suas funções. É de considerar, por isso, que acorde com pelo menos 1 hora de antecedência para ter tempo de tomar um bom banho, arranjar-se e tomar o pequeno almoço tranquilamente (sim, nós sabemos que durante anos reclamou não o poder fazer). Depois de acordar e fazer sua rotina diária e alimentar-se convenientemente estará pronto(a) para uma jornada de trabalho com a mente muito mais desperta. Ao longo do dia, não se esqueça das habituais pausas para as restantes refeições e tenha especial atenção aos nutrientes que ingere.