top of page

Fazer a transição de um trabalho por conta de outrem para freelancer: sim, é possível!

A par da necessidade de procurar o sentido da vida e uma profissão que esteja alinhada com o seu propósito, muitas são as pessoas que planeiam em silêncio ganhar coragem para iniciarem o seu projeto. Abrir uma empresa, trabalhar como freelancer ou associar-se a um projeto existente são algumas das vias possíveis para a sua concretização. É claro que, na verdade, iniciar uma viagem como empreendedor envolve muito mais do que isso.



O medo de falhar e não ter o conhecimento mais adequado para colocar um projeto em marcha, podem ser fatores determinantes na tomada de decisão. Aqueles que têm, igualmente, dependentes a cargo poderão ter ainda mais receio se algo não correr como é esperado. Se sentir a necessidade, marque uma consulta de aconselhamento e mentoria profissional. Para a maioria das áreas de atuação é possível fazer uma transição suave de um trabalho por conta de outrem para uma atividade por conta própria.



Muitas vezes o impedimento inicial está relacionado com aquele que é o planeamento detalhado no negócio, de modo a avaliar as perspetivas de sucesso e