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Foto do escritorFilomena Silva

O Dia em que um Cliente Disse que a Minha Voz era "Estúpida"

Há pouco mais de um mês, entreguei um trabalho de locução a um produtor de conteúdos com quem já tinha colaborado várias vezes. A nossa relação profissional sempre foi cordial e fluida, e era habito receber um feedback positivo e construtivo.


Por isso, fiquei bastante surpresa quando, passado mais de um mês, recebi uma comunicação inesperada. O produtor informava que a minha última gravação tinha sido finalmente revista pelo cliente final, que a tinha achado "estúpida". Na mensagem, pedia-me expressamente para regravar, sem parecer "estúpida".


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Fiquei atónita. Nunca tinha recebido um feedback assim, e muito menos usando este tipo de expressões. No entanto, mantive a calma e, cordialmente, agradeci o feedback. Pedi indicações claras e precisas sobre como poderia regravar sem que a minha voz parecesse "estúpida", pois não me identificava com tal descrição.


A verdade por detrás deste episódio revelou-se mais tarde. O produtor, que não sabia falar português, tinha utilizado o Google Tradutor para comunicar comigo. Infelizmente, o tradutor errou, traduzindo uma palavra do seu idioma nativo para "estúpida", em português, originando todo este equívoco.


Esta situação mostrou-me algo muito importante: isto não é sobre insultos, ou sobre locução. Isto é sobre comunicação.

 

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Mesmo quando pensamos que estamos a falar a mesma língua, nem sempre estamos verdadeiramente a comunicar. E, no mundo dos negócios, onde a clareza e a precisão são essenciais, a comunicação consciente torna-se ainda mais importante.

 

Comunicar eficazmente significa prestar atenção ao que dizemos e como o dizemos. Implica verificar se a nossa mensagem foi entendida pelo recetor, como pretendido. E, acima de tudo, significa estar disposta a esclarecer e corrigir mal-entendidos de forma respeitosa e eficaz.

 

No meu trabalho como locutora e comunicadora, esta experiência reforçou a importância de sermos cuidadosos e precisos na nossa comunicação. Porque, no final, a qualidade da nossa interação depende da clareza e da intenção com que nos expressamos.


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Esta história engraçada e inusitada serve como um lembrete poderoso: a comunicação consciente é a chave para evitar mal-entendidos e garantir que a nossa mensagem é adequada e recebida de forma clara e correta.

 

Da próxima vez que te deparares com um mal-entendido, lembra-te de verificar as intenções e procurar a clareza. E, já agora, dar uma oportunidade ao outro de se explicar. Afinal, os equívocos acontecem. E nem sempre o que parece, é.

 

E tu: Estás a comunicar eficazmente com a tua audiência, ou andas a brincar ao telefone estragado?

 

Se queres descobrir a verdadeira forma de fazer chegar a tua mensagem ao teu público-alvo, é fundamental que o conheças primeiro, para adaptar a tua comunicação de acordo com as suas dores, anseios e necessidades.

 

Marca a tua sessão de consultoria em comunicação e deixa de falar para o vazio.

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