top of page

Desafios em tempo de pandemia: como se adaptar a uma nova realidade

Qualquer mudança abrupta nas nossas vidas vem abalar toda uma rotina e segurança que nos parecem cada vez mais frágeis. Projetos pessoais, planos profissionais e objetivos a médio e a longo prazo foram retirados da ordem e baralhados, como peças de roupa numa máquina de lavar, em modo de centrifugação. Apesar das incertezas do presente, o destino parece voltar a dar e a baralhar o leque de possibilidades e é importante reavaliar as situações a todo o momento. Neste artigo, partilhamos alguns conselhos para saber como gerir o plano das festas enquanto a vida não volta ao “normal”.



Se alguns têm a capacidade de manter a sua situação financeira inabalável face às circunstâncias, o mesmo não acontece com a maioria da população. Desde dia 16 de março de 2020, quando o atual Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa se dirigiu ao país e decidiu convocar o Concelho de Estado para deliberar sobre um potencial estado de emergência, a vida dos portugueses deixou-se abalar pela pandemia por Covid-19. Muitos foram os que entraram em Layoff, outros viram os seus rendimentos e rendas retirados temporariamente, e mais uns milhares ficaram sem trabalho.


Numa época em que nada é garantido e o mundo ameaça dar uma cambalhota para trás a qualquer momento, é preciso repensar os planos traçados antes da pandemia. Adiar, manter ou criar são decisões importantes a serem tomadas, para preservar alguma da segurança que nos foi retirada.